fbpx
tatuieregiao-rumo-aos-jogos-pan-americanos-concurso-internacional-de-adestramento-agita-tatui
tatuieregiao-rumo-aos-jogos-pan-americanos-concurso-internacional-de-adestramento-agita-tatui

Rumo aos Jogos Pan-Americanos: Concurso Internacional de Adestramento agita Tatuí

Inicio 21/04/2023
Fim 23/04/2023
Tatuí-SP

Entre os dias 20 e 23 de abril, das 9h às 17h, o Centro Hípico de Tatuí sediará o Concurso Internacional de Adestramento, organizado pela Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) e com a chancela da Federação Equestre Internacional (FEI). O evento tem o apoio da Prefeitura de Tatuí e da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, e servirá como um importante momento de avaliação dos conjuntos que almejam integrar a equipe brasileira de adestramento nos Jogos Pan-Americanos deste ano. A entrada para o público é gratuita.

Esta competição, que marca o primeiro encontro internacional de adestramento de terceiro nível da temporada, contará com a presença de 14 duplas de cavaleiros e amazonas. As disputas serão divididas nas categorias 3 estrelas (Big Tour), 2 estrelas (Medium Tour), 1 estrela (Small Tour) e CDIJunior.

O cronograma do evento inclui a abertura dos estábulos na quinta-feira (20/4), a inspeção veterinária na sexta-feira (21/4) – feriado de Tiradentes, e as provas acontecendo no sábado (22/4) e domingo (23/4). No sábado, serão realizadas as provas “Prix St. George” (CDI – 1 estrela), “Intermediária A” (CDI – 2 estrelas), “Grande Prix” (CDI – 3 estrelas) e “CDIJ Team”. No último dia, domingo (23/4), os competidores disputarão as provas “Grande Prix Special” (CDI – 3 estrelas), “Intermediária B” (CDI – 2 estrelas), “Intermediária I” (CDI – 1 estrela) e “CDIJ Individual”.

O júri será composto por juízes renomados da Federação Equestre Internacional (FEI), como a canadense Cara Whitham (5 estrelas), a norte-americana Debbie Rodrigues (3 estrelas) e os juízes de 4 estrelas Cláudia Moreira de Mesquita, Natacha Waddell e César Lopardo Grana (argentino).

Simultaneamente, 30 conjuntos (amadores e profissionais) competirão no Concurso de Adestramento Nacional (CAN) nas categorias “Cavalos Novos” (4, 5, 6 e 7 anos), “Elementar”, “Preliminar Média” (I e II), “Forte I” e “Forte II”.

O Centro Hípico de Tatuí, presidido por Clélia Araújo Pinto e dirigido pelo criador e veterinário Orpheu Ávila, está localizado na Rodovia Laurindo Dias Minhoto, km 24.

Os Jogos Pan-Americanos ocorrerão entre 20 de outubro e 5 de novembro no Chile, sendo sua 29ª edição. Para se classificar na modalidade de adestramento, os conjuntos (cavalo e cavaleiro) precisam obter o Índice Mínimo de Elegibilidade (MERs), que confere o Certificado de Capacidade. Para o Pan, o índice é de 64%, que deve ser alcançado pelo conjunto em pelo menos dois eventos distintos, com a presença de juízes da Federação Equestre Internacional (FEI) de diferentes nacionalidades em relação aos atletas. No entanto, a Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) estabelece como meta para a composição do Time Brasil um índice de aproximadamente 70%.

O adestramento é uma modalidade equestre que visa desenvolver a harmonia, a obediência e a flexibilidade entre cavalo e cavaleiro. O treinamento adequado é fundamental para o sucesso dos conjuntos, e o Concurso Internacional de Adestramento em Tatuí representa uma excelente oportunidade para os atletas brasileiros demonstrarem suas habilidades e conquistarem uma vaga no Time Brasil.

Dessa forma, o evento em Tatuí terá um papel importante na formação da equipe brasileira de adestramento, sendo um palco para a avaliação do desempenho dos conjuntos e uma oportunidade de aprendizado e troca de experiências entre cavaleiros e amazonas. Além disso, o público terá a chance de prestigiar as competições e apoiar os atletas nacionais em sua busca por um lugar nos Jogos Pan-Americanos.

logo novo

Seja bem-vindo ao Território Paulista

Menu
Redes Sociais