Em, 31 de maio, foi realizado o lançamento oficial da primeira motocicleta elétrica, EVS Work iFood, no Brasil. Esta nova opção de mobilidade traz economias significativas aos parceiros e também uma solução menos poluente. Todo o projeto foi desenvolvido e realizado em conjunto com o iFood e Voltz, líder no mercado de delivery de comida por delivery.
De acordo com iFood e Voltz, só os custos com combustível podem ser reduzidos em até 60%. Foi o que mostrou um teste com 30 entregadores de aplicativos na capital paulista. Por exemplo, quem percorre cerca de 3.000 quilômetros por mês para entregas gasta 610 reais com gasolina, considerando o preço de 7,10 reais por litro de combustível. A economia no modelo pode chegar a 70% se outros custos forem levados em conta.
Os sistemas de bateria compartilhada são uma opção para os correios, para que eles não precisem se preocupar com o carregamento. Assim, serão oferecidos planos de assinatura que variam de R$ 129 por mês (para quem dirige até 2.000 km) a R$ 319 (para milhas ilimitadas e trocas). Portanto, o estafeta pode substituir rápida e facilmente uma bateria descarregada por uma carregada. Mas a bicicleta também vem com um carregador de bateria que você pode carregar em qualquer tomada.
Motocicletas elétricas com duas baterias têm autonomia de 100 a 180 quilômetros, garantindo ampla circulação. Além disso, os correios não precisam se preocupar com interrupções de carregamento ao usar pontos de substituição de bateria.
Para os entregadores do iFood interessados na novidade, vale ressaltar que o modelo que funcionava mudou. Enquanto o EVS “normal” acelera até 120 km/h, no modelo de entrega, a velocidade máxima é de 85 km/h. Segundo Voltz, a mudança visa prolongar a vida útil da bateria. As empresas não informam o tempo do modelo de zero a 60 km/h. Na versão tradicional, a moto leva 6 segundos.