Estão oficialmente abertas as inscrições para a terceira edição do Prêmio Ciência para Todos, organizado pela Fapesp em colaboração com a Fundação Roberto Marinho através do Canal Futura. Este concurso é dirigido a professores e estudantes de escolas públicas e tem como objetivo fomentar o desenvolvimento de atividades científicas no ambiente escolar, além de promover a interação dos alunos e da comunidade escolar com a ciência e suas aplicações práticas na educação e na vida cotidiana.
O prazo para inscrições encerra-se no dia 3 de junho, e o tema desta edição é “Um mundo melhor para todos“. O tema está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e propõe uma reflexão sobre a importância da ciência na realização das metas estabelecidas pela Agenda 2030. A iniciativa também busca destacar o papel do desenvolvimento científico como um pilar essencial na formação de cidadãos críticos e engajados na construção de um futuro mais equitativo, sustentável e inclusivo.
Inscrição
https://futura.frm.org.br/conteudo/educacao-basica/solucao/ciencia-para-todos
Os professores da rede pública de educação são os responsáveis pela inscrição e pela submissão dos projetos, que devem envolver seus alunos do ensino fundamental (anos finais) e médio, incluindo os matriculados em cursos regulares, de educação de jovens e adultos (EJA) e do ensino médio técnico profissionalizante do estado de São Paulo. Para se inscrever, basta acessar o site oficial da premiação.
Os projetos inscritos devem focar na identificação de um problema concreto da comunidade, formulação de hipóteses, revisão de literatura e apresentação de propostas de intervenção. Além disso, é necessário que os resultados e conclusões do projeto sejam apresentados em formato de vídeo.
Os vencedores de cada categoria terão a oportunidade de visitar um centro de pesquisa apoiado pela Fapesp e receberão premiações que incluem transporte, alimentação, mediação pedagógica e, para os professores das equipes premiadas, um notebook.
Além da competição, todos os inscritos participarão de no mínimo duas jornadas formativas oferecidas pela Fundação Roberto Marinho, que abordarão temas como escrita de projetos, uso do audiovisual na educação e produção e edição de vídeos. Ao término, os participantes receberão certificados pela conclusão das jornadas formativas.
A cerimônia de premiação está prevista para novembro, em data e local a serem anunciados. A entrega dos relatórios de pesquisa e dos registros audiovisuais deverá ser feita até o dia 30 de setembro.
Fonte: saopaulo.sp.gv.br