fbpx
blank
blank

Prefeitura de Tatuí contrata empresa de segurança para proteger unidades escolares

A Prefeitura de Tatuí anunciou nesta semana a contratação, em regime de urgência, de uma empresa especializada em segurança para atuar nas 65 unidades educacionais da rede pública municipal. O anúncio foi feito pelo prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior na terça-feira, 11, após a aprovação do projeto de lei 26/2023 pela Câmara Municipal.

A contratação da empresa de segurança oferecerá serviços de vigilância, controle de acesso e outras atividades que visam prevenir situações de risco nas escolas municipais. A prefeitura espera que a presença de profissionais capacitados contribua para a prevenção de conflitos e a promoção de um ambiente escolar mais seguro.

A secretária municipal da Educação, Elisângela da Costa Rosa Cecílio, afirmou que a aprovação do projeto é de “extrema importância” e que a intenção da prefeitura é criar formas de prevenção e traçar ações para emergências, além de tranquilizar a rede de ensino, que ficou “assustada” com as notícias e as mensagens que circularam recentemente.

As ameaças de supostos ataques em Tatuí fizeram com que algumas escolas da rede estadual e particular suspendessem as aulas na quinta-feira da semana passada, 6, principalmente após os atentados ocorridos no país. O prefeito ainda indicou outras ações em planejamento para prevenir ataques e aumentar a segurança nas escolas, incluindo a contratação de guardas municipais.

O prefeito, a secretária de Educação e o secretário de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Miguel Ângelo de Campos, também participaram de uma reunião com autoridades policiais, representantes da Educação e prefeitos da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), na qual foram abordadas medidas emergenciais para implantação nas escolas públicas (municipais e estaduais) e particulares dos 27 municípios integrantes.

As medidas incluem palestras e treinamentos em segurança nas escolas, videomonitoramento nas unidades escolares, contratação de vigias, instalação de detectores de metal nas entradas e saídas das unidades, realização de rondas ostensivas e a criação de projetos de lei que regulamentem essas ações também para as escolas particulares.

logo novo

Seja bem-vindo ao Território Paulista

Menu
Redes Sociais