Boituva é uma cidade do Estado de São Paulo, localizada numa microrregião de Tatuí na região metropolitana de Sorocaba. Além disso, quer saber mais sobre Boituva? Pois você está no artigo correto: confira!
Fundação
Até o século XIX, a região onde hoje fica a cidade de Boituva era habitada por indígenas das tribos Guaianazes e Carijós. O nome do lugar era M-Boituva, que, em tupi-guarani, significa “muitas cobras”, por causa da quantidade de espécimes desse animal que havia por ali.
A fundação de fato data de 1883, pelo proprietário de terras João Rodrigues Leite. Porém o reconhecimento do status de município veio somente em 1937.
Área e população
O território da cidade de Boituva tem cerca de 249 mil km². Adicionalmente, segundo estimativa de 2021 do IBGE, quase 61 mil pessoas vivem no município. Por fim, isso é equivalente a uma densidade populacional de 245 habitantes/km². Assim sendo, para se ter uma ideia, a cidade de São Paulo tem densidade populacional de 8.149 pessoas/km².
Conheça tudo sobre a cidade de Tatuí!
Famosos que nasceram em Boituva
Ao longo de mais de 130 anos de História, algumas pessoas famosas nasceram na cidade de Boituva. Conheça algumas delas:
- Adaylton Freitas, lutador profissional de muay thai, tricampeão mundial da modalidade;
- Olímpio Andrade, prefeito e responsável pela construção do paço municipal da cidade.
Indicadores
Dessa forma, Boituva é uma boa cidade para se viver. Pois tem índice de desenvolvimento humano (IDH) considerado alto (0,790). Por fim, a cidade tem PIB de R$ 2.650.583, o que equivale a um PIB per capita de R$ 47.565.
Polo de balonismo e paraquedismo
Uma das coisas que mais popularizaram a cidade no Estado e no Brasil, como um todo, é que ela é considerada a capital nacional do paraquedismo e do balonismo. Há, inclusive, um projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados para condecorar a cidade como oficialmente capital nacional dessas práticas.
Em Boituva, é possível fazer passeios de balão, bem como acompanhar eventos, como o Campeonato Brasileiro de Balonismo, que já foi sediado algumas vezes ali. Além disso, há muitas opções para fazer saltos de paraquedas e até mesmo estudar para se tornar instrutor da prática.