Itapetininga é uma cidade do Estado de São Paulo, localizada na região metropolitana de Sorocaba. Além disso, quer saber mais sobre Itapetininga? Pois então confira todas as informações sobre o município abaixo!
Fundação
A cidade de Itapetininga começou a surgir porque era ponto de parada de tropeiros que circulavam pela região em direção à região Sul ou vindo dela. A cidade foi fundada mesmo em 1770, quando um grupo de portugueses, chefiado por Domingos José Vieira, ocupou permanentemente a região.
Foi em 5 de novembro de 1770 que uma missa foi celebrada para fundar oficialmente a cidade. Na época, ter sua própria paróquia indicava que ali havia um município. À época, o município se chamava Nossa Senhora dos Prazeres de Itapetininga.
Área e população
O território da cidade de Itapetininga tem cerca de 1.7 milhão de km². Adicionalmente, segundo estimativa de 2021 do IBGE, quase 60 mil pessoas vivem no município. Por fim, isso é equivalente a uma densidade populacional de 92 habitantes/km². Assim sendo, para se ter uma ideia, a cidade de São Paulo tem densidade populacional de 8.149 pessoas/km².
Conheça tudo sobre a cidade de Campinas!
Famosos que nasceram em Itapetininga
Ao longo de mais de 250 anos de História, algumas pessoas famosas nasceram na cidade de Itapetininga. Conheça algumas delas:
- Anésia Pinheiro Machado, famosa aviadora e feminista brasileira;
- Campos Ayres, reconhecido pintor, paisagista e professor;
- Edson Giriboni, deputado estadual e vice-prefeito da cidade;
- Júlio Prestes, presidente eleito do Brasil, em 1930, mas que nunca tomou posse;
- Renê Campos Pereira, remador paralímpico, medalha de bronze nos Jogos Paralímpicos de Tóquio.
Indicadores
Dessa forma, Itapetininga é considerada uma boa cidade para se viver. Pois tem índice de desenvolvimento humano (IDH) considerado alto (0,763). Por fim, a cidade tem PIB de R$ 4.652.156, o que equivale a um PIB per capita de R$ 29.339.
Nome da cidade
O nome da cidade de Itapetininga deriva de termos da língua tupi antiga. Contudo há três possíveis significados para a palavra:
“Itá-pe-tininga”, que seria “na pedra seca”;
“Itape-tininga”, que seria “pedra chata” ou “laje”;
“Itáapé-tininga”, que seira “caminho seco de pedras” ou “caminho de pedras secas.