Num processo democrático e tecnológico, as escolas municipais de Votorantim engajaram seus alunos em uma escolha significativa. Através de votação eletrônica, realizada entre 30 de agosto e 15 de setembro, definiu-se o novo símbolo das instituições educacionais: a mascote Mel.
Contagem Eletrônica: Participação Ativa dos Estudantes
A era digital invade as salas de aula e prova sua eficácia com a participação maciça de 6.450 votos. Com 45,8% da preferência, Mel emergiu vitoriosa, simbolizando não apenas um personagem, mas a voz ativa dos alunos. Maracujá, Mila e Lia vieram a seguir, destacando a diversidade de opções.
Processo de Votação: A Tecnologia como Ferramenta Pedagógica
Inserido na página 11 do gibi, um link direto ou QR Code conduziu os estudantes à votação. Tablets, fornecidos pela Secretaria de Educação, foram os meios pelos quais os alunos exerceram seu direito de escolha, sob a supervisão de seus professores.
Capivara Mel e Chicó: Representantes da Fauna em Votorantim
A capivara Mel e o pássaro carrapateiro Chicó não são apenas mascotes, mas também companheiros dos jovens estudantes. Representam a fauna local e se tornam personagens centrais no processo educativo, fomentando o aprendizado e a integração comunitária.
Material Educativo: Gibi Votorantim
A Prefeitura de Votorantim e o Departamento de Comunicação demonstram seu comprometimento com a educação ao desenvolverem o “Gibi Votorantim”. Com distribuição gratuita, aproximadamente 7 mil alunos do ensino fundamental foram contemplados com este recurso didático.
Interação e Criatividade: O Objetivo do Gibi
O gibi não é só mais um material pedagógico, mas uma ponte para a criatividade. Projetado para a interação, oferece às crianças a oportunidade de pintar, desenhar e aprender, com um conteúdo especialmente adaptado ao formato A4, composto por 12 páginas repletas de atividades.
Mel, a mascote escolhida, agora não só tem um nome, mas também uma missão: estar ao lado dos alunos de Votorantim, participando ativamente de seu cotidiano escolar e contribuindo para uma aprendizagem mais lúdica e significativa.